Visualizations since May 2010

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A PhD on the Road (Colombo-Chengdu-Lasa)

Another Love Story

I always believed that you gotta live your life with passion, no matter what the subject is. And so it is with this PhD. 

I layed my eyes on Marchetti's dilatometer in Madrid in 1995, and right away i felt very found of its simplicity and possibility of providing very useful geotechnical information. Two months later i had the equipment with me and start learning about its simplicity and adequacy for field execution, its fundamental teorethical basis, the utility of test parameters for in-situ stress state, stress history, strength and stiffness evaluations and all the useful applications for design purposes.  

Thus, i've been using it for more than 15 years with unsuspected success. First with sedimentary soils, the field it was prepared for,  then with  i apllied it for the first time to residual (granitic) soils (during my MSc work) to whom i had to develop specific correlations for deriving geotechnical properties and finally learning residual soils behaviour from it. It has been a long and successfull relationship that led me to a high level of geotechnical engineering. And i became A Knight of the Blade

Being so, when preparing a residual soil characterization PhD, the DMT had to be included, both for its utility and my passion on it. 
Now, when leaving Sri Lanka, i reviewed all the references, compiled and analyzed all the practical knowledge resulting from my own experience and got ready for the fundamental experience of my work. With Passion, obviously.
   
Uma das coisas em que mais acredito é na paixão que temos de pôr em todas as coisas que fazemos, especialmente aquelas em que investimos profundamente. O meu doutoramento, é assim, uma questão de paixão que me dá imenso trabalho, mas que no final me trará concerteza um enorme prazer e um trabalho bem feito.

Vi o equipamento DMT pela primeira vez em Madrid em 1995 e fiquei fascinado com a sua simplicidade e, ao mesmo tempo, com a sua base teórica de concepção, que dá enormes garantias quanto à qualidade e variedade de resultados. Dois meses depois, tinha adquirido o equipamento, começando de imediato a introduzi-lo nas campanhas de caracterização em que me vi envolvido. Primeiro em solos sedimentares, para os quais estava preparado. depois em solos residuais para o que tive que desenvolver correlações especificas (durante a minha tese de MSc), e finalmente como ferramenta base para estudar a evolução dos materiais residuais. É uma paixão longa que me levou a um patamar elevado da engenharia geotécnica, e que me deu o titulo de Cavaleiro da Lâmina
Assim, um doutoramento meu teria que incluir naturalmente este equipamento, tanto pela sua enorme utilidade (para mim o melhor equipamento in situ que conheço) como pela paixão que nutro por ele.

Agora, à saída do Sri Lanka, revi toda a bibliografia, reorganizei os conhecimentos que acumulei ao longo dos anos e finalizei um capitulo a ele dedicado, encontrando-me pronto para a experiência chave do meu trabalho. Com Paixão, naturalmente
 

2 comentários:

Cárin disse...

Olá:
Tenho que lhe dizer que falta uma coisinha.....
.......Brincadeirinha!
A música está muito bem escolhida e o filme muito bem montado.
Continuação de óptima inspiração.
Força para todos os desafios :P

Bjs

Nuno Cruz disse...

Sempre em cima...a minha piquinita