Visualizations since May 2010

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Nomad Minds

One morning, arriving in the university for a class of in-situ testing i found the classroom closed and the students outside with a notty smile on their faces. Opening the door, surprisingly i saw an empty room (only with chairs in U disposition) and the floor covered by soil. And then it started the most fantastic day of classes i´ve ever experienced. A students team (Mike Lopes, Catarina Lemos and David Felizardo) that were responsible for presenting Plate Load Test had created a constructuion environment for performing the test with incrdible detail. The test equipment (deflectometers working with mouvement) and a truck for loading in styrofoam, the noises of the truck and the construction field, and themselves recreating technical stuff, operators and drivers. A perfect representation that is the highest moment i have lived in my tutoring career. Unforgettable. A couple of months later we decided to pick up all the work produced by students in the previous 4 years and promoted a ArtScience festival that was "in the air" for a week, with a different program everyday. The post of today is that representation, to which i jointed a perfect music to make you feel those magic moments (Mannish boy, Muddy Waters).
I´m sure you are gonna love it.

Nomad Minds - Nirvana from nunocruz on Vimeo.

Um belo dia de manhã, ainda meio ensonado, dirigindo-me para a sala onde iria dar uma aula da cadeira de Prospecção e ensaios in-situ (de que sou responsável em Aveiro) deparando-me com todos os alunos cá fora à minha espera, com um sorriso maroto. Abri a porta para entrar e deparo-me com a sala completamente vazia, apenas com as cadeiras em U como sempre faziamos. O chão, no entanto, encontrava-se coberto por solo (sobre um plástico que dificilmente se vislumbrava). Fui completamente apanhado de surpresa e começou aí o dia de aulas mais fantástico que já tive. Um grupo de alunos (Mike Lopes, Catarina Lemos, David Felizardo) que tinha a seu cargo a apresentação do ensaio de carga em placa (PLT) recriara as condições de obra para a realização deste ensaio, em que se incluia, para além dos equipamentos todos feitos em esferovite com um nível de detalhe de funcionamento impressionante, um camião com ruido de motor e dos sinais sonoros de marcha atrás, a barulheira do costume em obra, bem como técnicos, operadores e motoristas representando com afinco o seu papel. Uma peça de teatro fabulástica que representa ainda hoje o momento mais sublime que tive a oportunidade de viver como tutor. Atingira aqui a plenitude da minha relação com os alunos, pelo que uns meses mais tarde, organizei com eles um festival de ArtCiência no departamento de Geociências (uma semana no ar, todos os dias com trabalhos diferentes) para contar a história desses 4 anos de aprendizagem em Aveiro.

O post de hoje é a representação dessa cena no festival, a que lhe juntei uma musica (Mannish boy, Muddy Waters) que acho que encaixa com aquele ambiente e aquela gente tão boa. Tenho a certeza que vão adorar

2 comentários:

Anónimo disse...

Não... nada acontece assim... como fruto maturado num instante...
Foi esforço , saber e mestria
E são esses temas e imagens que nos tangem e visitam na singeleza doce das palavras e dos traços...dos acordes e das cores...propondo rumos e designios de "viagens"
Abraço imenso e amplo!
Nica

Nuno Cruz disse...

Faltava o teu comentário sereno e bonito para dar a poesia que o post necessita para ficar completo.

beijo