Visualizations since May 2010

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A PhD on the Road (Sri Lanka)

One more week in Colombo

This post is a Tribute to all of those that teach and/or  learn with love and passion.

This thing of living with no schedule, gives you the chance of moving on whenever you want.
Last afternoon, when i was preparing to start moving inside Sri Lanka, taking some pictures to the ocean in Colombo, a Professor from Rio Grande do Sul, Solange Medina Ketzer, just seat next to me and we start talking about the art of teaching and learning. Hours of a very nice conversation, which brought back to my mind that unique walk i had with some friends of University of Aveiro giving rise to the First Festival of ArtScience (which i consider part of my soul) and a Conference Paper. Great moment for us all.
So i decided to stay a coulple more days in Colombo to honour those friends i miss, with two versions of the same story. The first version, coming out from the old Spirit on the Road  of 70's (THE BAND and Dr. John - Such a night) is a tribute to Jorge Almeida e Sousa (DeCivil, Coimbra University) who taught me how to learn while teaching. The second one, taking the rythm of this XXI Century youth i believe so much to really regenerate our dying world (Amy Macdonald - "This is Life") and its a "Thank you so much" to all my students (Universities of Coimbra and Aveiro) that showed me how to teach while learning.

See both and feel the power of music to "lend" emotions. Please  mail me or leave a comment voting in the best one to be left in my site

Next week i´ll be back to the old track again. Kisses and hugs



Learning from Teaching from nunocruz on Vimeo.


Esta publicação bloguica é dedicada a todos quantos se entrgam com Paixão e Amor à arte de ensinar e/ou aprender

Esta coisa de andar sem tempo marcado proporciona inesperados muito agradáveis. 
Estava eu sentado em frente ao mar na Marginal de Colombo e sentou-se ao meu lado uma Professora de Rio Grande do Sul, Solange Medina Ketzer, com quem entabulei interessante conversa acerca da arte de ensinar e aprender. Veio-me pois à memória essa maravilhosa caminhada com alguns amigos que culminou num fantástico festival de ArtCiência exibido na Universidade de Aveiro e num paper para um Congresso. O quanto esses compinchas contribuiram para o espirito que trago nesta dupla viagem em torno do mundo e da mente. 

Decidi, por isso, ficar mais uns dias em Colombo para homenagear essa memória que sempre me enche a alma, contando duas versões da mesma  história. A primeira, para os mais velhotes, saída do velho espirito On the Road dos anos 70 (Such a night - The Band & Dr John),que dedico particularmente ao Jorge Almeida e Sousa (DeCivil da Universidade de Coimbra) que me ensinou como aprender ensinando . A segunda, para os mais jovens, pela crença que tenho na juventude inquieta do Séc. XXI para regenerar o nosso moribundo mundo ("This is Life" da Amy Macdonald) , e que me mostrou como ensinar aprendendo (Universidades de Coimbra e Aveiro). Apreciem as duas e avaliem o poder da musica na transmissão da emoção. Para a semana retomarei a passada prevista. 

Para melhor compreensão do verdadeiro conteudo dos filmes, está disponível no meu site, www.nbdfcruz.com, o paper publicado num seminário sobre ensino.

Por favor enviem e-mail ou deixem comentário acerca do vosso voto para decidir qual dos filmes deixo no meu site.

Volto para a semana para começar verdadeiramente a ronda pelo Sri Lanka.

Beijos e Abraços


8 comentários:

Anónimo disse...

A mim nada me dizem (sei que o mal está em mim), todavia prefiro o segundo por ser menos rápido.
Abraços.
Inácio

Nuno Cruz disse...

obrigado patrão

Anónimo disse...

Olá Professor, Orientador, Mestre e sobretudo Amigo.
Finalmente consegui parar durante algum tempo para navegar pelo seu blog e encantar-me com o seu conteúdo.
Já conhecia alguns dos vídeos, mas revi-os com grande prazer.
Espero que continue com o excelente trabalho que está a realizar, sendo que tentarei ajudar com o que for possível e mesmo com o impossível.
Quanto aos vídeos sobre o ensino, escolho o primeiro (o da Amy Macdonald), já que para mim, transmite melhor, o quanto agradável é ser ensinado por si, embora, convenha referir que só quem passa por isso, entenda mesmo o que quero dizer.

Grande abraço Amigo

Nuno Cruz disse...

Olá meu amigo. è uma honra, um prazer e uma folia pegada, poder crescer com vocês, com o que vocês fazem com o que aprendem. Juntos seremos sempre imbatíveis, pelo enorme encaixe que temos. Um abraço enorme para ti e para todos quantos tu podes representar.

Obrigado

Anónimo disse...

A mim dizem-me tudo... É a pura verdade quando digo que os melhores momentos da minha vida académica foram vividos com aqueles dois estarolas que tanto me fazem falta no dia-a-dia!
Foi tão proveitoso e gratificante ter tido duas cadeiras como as suas num curso de mais de 40! Acho que ninguém estava à espera de aprender com tamanha liberdade! Quem acha que a vida não é só "marrar".. devia de lhe passar pelas mãos! Um bom maestro: "And the people they were dancing to the music vibe"!
Não me importava que a minha vida fosse fazer o que fiz naqueles dois semestres: Investigar, ordenar, pensar e criar. A cereja no topo do bolo foi quando tudo isto foi reconhecido por muita boa gente.

Como disse o Mike, o 1º transmite melhor o que se viveu. O ritmo um pouco ao estilo do farwest faz-me lembrar das "coboiadas" que vivemos, e a voz e letra encaixam-se bem, 2 anos após esta exposição:
"And you're singing the songs
Thinking this is the life
And you wake up in the morning and you're head feels twice the size
Where you gonna go? Where you gonna go?
Where you gonna sleep tonight?"

Depois de ter vivido um sonho, a pensar que aquela seria a nossa vida para sempre, surge o sentimento de incerteza... Mas eu ainda acredito que aqueles tempos se irão renascer em alguma empresa! =)

Nuno Cruz disse...

Olá meu amigo David

Obrigado pelo teu comentário tão bom. Eu sempre espero que os nosso caminhos se cruzem novamente, como sempre espero com pessoas com a entrega que vocês tiveram naqueles semestres. Na realidade, esse ano foi o momento que as minhas convicções se tornaram realmente fortes relativamente a esse modelo, pelos fantásticos (eu diria quase orgâsmicos) resultados, pela enorme amizade que se criou e pela paixão que tudo aquilo gerou. Eu orgulho-me muito disso, e espero muito que vocês o sintam também. Quanto ao resto, tenho a certeza que a vida te vai dar muitas coisas boas (espero poder contribuir para isso), porque uma pessoa com a tua criatividade só pode mesmo ir longe. No principio é tudo muito dificil, quiçá frustrante, mas se não desistir-mos dos nossos ideias, mais tarde ou mais cedo as coisas vão acontecer. Tem de acontecer.

Abraço muito grande de amizade enorme e sincera

Nuno

Anónimo disse...

Olá.
Não fui sua aluna, no entanto segui bem de perto toda a dinâmica de trabalhos dos seus alunos (David, Mike, Catarina, Gabriel...) e, de facto, pela motivação que todos eles demonstraram, os engenhos que "inventaram", o gosto com que falavam de si.. só poderia dar a entender que a aprendizagem é uma constante que só se assimila quando o factor motivação está lá!
Dou-lhe os meus sinceros parabéns por isso ;)
Relativamente aos vídeos, o primeiro foi o que mais gostei.

Votos de um excelente trabalho.

Nuno Cruz disse...

Olá amiguinha nova

Gosto sempre de saber quem está por perto e tem vontade de entrar, que a minha porta está sempre aberta para quem quiser. Serás sempre bem vinda. Obrigado pela tua atenção e pelo teu carinho. Espero que nos cruzemos por aí (avisa-me quando passarmos um pelo outro que eu não te sei reconhecer)

Um beijo