Visualizations since May 2010

sexta-feira, 11 de abril de 2014

BOLIVARIANDO - Step by step

Honda, Mariquita, Armero

Life is to be tasted step by step. I believe that. Sometimes we fall, get hurt, a tear drop rolls down your face. You must get up and move on. Because where there is a needle, there will be a rose for you to enjoy. It is just ahead. the needle is there to let you know that if you keep moving you will have a pleasure to enjoy. And harder is the needle, stronger will be the pleasure. I like, because of that, to taste all the moments i have. The good and the bad, together.
And so i move with two friends, Cristina and Maria, with a lot of stories to tell. Crossing the'mountains on a slow path on the tail of big trucks, we arrived to the city that was once the most importante harbour (in the river) serving the development of Bogotá. The city of Honda a magnificent spot of old colonial times, located in the'margins of river Madalena. Further on, we meet another rose of colombia, Mariquita, the capital of fruit, which gives me the pelasure of Mangustinos i have not tried before. Fantastic. Moving again we touch the tragedy of Armero, where 20.000 people lost their lives under a wave of water and magma, in 1985. The town is now a immense graveyard, between the skeleton that emerge from theground. Survivors just moved away, re-building teir livessomewhere else. I invite yiu to come along with us and the music of Beirut.
See you in the next trip. I wish you many needles and many roses.


BOLIVARIANDO - Step by step from nunocruz on Vimeo.

A vida é para levar passo a passo, tirando o sabor dume cada momento. Umas vezes cai-se, esmurra-se um joelho, cai uma lagrima cara abaixo. Há que levantar e cont inar. Onde à espinhos há sempre uma rosa mais adiante. O espinho está lá para avisar que se o passares, lá terás o prazer de cheirar a flor, envolvê-la e ofereceres a um coração de quem gostes. E quanto maior for o espinho que te rasgue a pele, maior será a intensidade que terás com a sua flor. Gosto, por isso mesmo de saborear todos os momentos que tenho. Tanto os bons como os maus, que só todos juntos te podem dar o prazer.
Embarco assim com duas amigas, uma velha, a Cristina, parceira de muitas aventuras, outra nova, a Maria, com uns olhos fabulosos e muita história para contar. Cruzamos a cordilheira, desde Bogotá, num trajecto lento, até chegarmos áquele que foi o mais importante porto (fluvial) que serviu Bogotá ( a 150 km de distancia) durante o dominio do transporte maritimo. o Porto de Honda, uma deliciosa cidade nas margens do rio Madalena, que demonstra em cada canto a vida de há uns seculos atrás. Segue-se depois outra rosa, a de Mariquita, a capital da fruta colombiana. igualmente deliciosa. mais uns passos estrada fora e tropeço no espinho gordo, daqueles que penetram profundamente na carne. O da tragédia de Armero, onde cerca de 20.000 pereceram debaixo de uma enxurrada de lava e lama. A vila não é mais do que um imenso cemitério, por entre o escombro que sobrou. Apreciem esse passeio, entre rosas e espinhos, connosco e com os beirute.

Vemo-nos na próxima viagem. Até lá boas rosas e bons espinhos para todos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto de ver caras conhecidas (e amigas) noutros cantos do mundo... Gosto da musica, das imagens, das cores... Pressinto o inico da subida, nesse mergulho profundo... Em cada vivencia de espinho existe a esperanca da rosa...
Beijinho grande, abraco maior

Isabel
PS Apos tanta viagem, tira um partido acrescido das terras quentes de Africa...

Anónimo disse...

Tocou se a alma no brindar da madrugada... E na insonia e no silencio da noite que te leio e o que ha de mais profundo do nosso eu vem a superficie e ai encontro nas tuas palavras ....emocao, sentimento, gostos, angustias, o calor do reencontro E quem le essa mensagem fica com essa dadiva pela verdade que ela contem e percebera mais cedo ou mais tarde o sentido da Vida. Estes desafios revelam viageiros incomuns sem amarras que nos privem ou impecam de "crescer" e de voar... Se pudesse levava te nas asas do luar para o jardim das rosas azuis.... NICa

Nuno Cruz disse...

Obrigado pelas palavras cada vez mais dificeis de dispensar no movimento deste blog. Desnudam.me a alma de uma forma mais profunda. O blog não seria o mesmo, os posts não teriam a mesma valia, sem as vossas palavras frequentes. Beijos às duas.

Laura disse...

Cada vez mais profundo, as tuas palavras e as tua fotografias. Tira partido de que tu és um grande homem, cheio de força de vontade, cheio de curiosidade mas tambem aposto que queres aprender mais e mais...
Acredita em ti próprio.
Hoje em dia nao se fazem pessoas como tu :-) .

Beijinho grande

Nuno Cruz disse...

Meu liquitos tão lindo. Impressionante a forma como tu consegues escrever e transmitir o que tevai na alma. Adorei. Obrigado.