Visualizations since May 2010

sábado, 28 de janeiro de 2012

4 Questions

Melgaço

Global Globalization brought together the globalization of spaces, things and... i think...of the time as well. Nowadays it is impossible to live thinking about our "tiny" space of family, city or country. Because everything we do somehow contributes to a global contribution. As so, we have a self conscience of characteristics and problems of the planet. The GEOSCALE.

But another dimension must also be added, The TIME SCALE, because the consequences of our acts today explode far behind in the future. Thinking about our children is not enough anymore, we have to think about our grandchildren, even if we don´t have any. We are, definitevely, marking their possibilities. It is impossible not to remember the influence of my grandparents in what i am today, passing me the responsability of doing the same with my descendents.

And so, to answer the four questions of the dream (previous post) with intellegence and sincerity, we have to fit our attitude into the GeoScale and the Time Scale. With Love, Knowledge, Intelligence. And above all, with convict Honesty. Difficult task, for sure, but something that we must walk trough.

(I don´t resist to comment on the role of Mathematics, together with love, in the combination of these two scales. And how far we are from using it in routine basis)

And that's what i peacefully discuss with a brunch of friends after i came from SIL Monasteries, pleasantly and confortably installed in the Farm of two dear friends where a Fantastic white wine Alvarinho (POEMA) that touches your mind and your heart. With Zero 7 (Distractions and In a Waiting Line)

Kisses and hugs


A globalização do nosso mundo trouxe consigo a globalização das coisas, dos espaços e... a meu ver, do tempo, também. Hoje em dia é impossível viver enquadrado apenas com a familia, a sua cidade ou o seu país, enfim conceber a existência pensando apenas no canto que os olhos alcançam. Porque tudo contribui para uma repercussão global. Por isso, temos de desenvolver uma consciência que abranja aquilo que são as caracteristicas e os problemas do planeta. Á GEOESCALA.

Mas isso por sí só, também já não chega. Uma 4ª dimensão adiciona-se a essa, a dimensão do tempo, porque a consciência que temos hoje tem repercussões indeléveis daquilo que será o amanhã. Pensar nos filhos e no que lhes deixámos é normalmente feito, embora vislumbre um egoismo e ambição quase desesperados que por demasiadas vezes impeça que se pense neles com a profundidade devida. Todavia essa escala ainda assim é curta. Lembro-me do quanto aprendi a ser feliz com eles, os meus avós (que saudades da avó Guida em particular), e quanto isso me faz lembrar dos meus netos que ainda não chegaram mas com quem eu me tenho de me preocupar já hoje. Ss repercussões do que fazemos estender-se-ão para lá da sua existência.

Por isso, para responder áquelas 4 perguntas do meu sonho (post anterior) com inteligência e sinceridade, é fundamental pautar a nossa alma simultaneamente nas escalas do planeta e do tempo. Com Amor com Conhecimento e com Inteligência. E sobretudo com firme Honestidade. Tarefa difícil, mas sem dúvida um caminho sustentado que urge assegurar.

(Não resisto aqui a comentar o quanto a matemática, juntamente com o amor, desempenha na harmonização destas duas escalas. E quão desintegrada ela está do nosso dia-a-dia)

Foi isso que discuti serenamente com um monte de amigos, depois de vir dos Mosteiros do SIL, prazenteiramente instalados na quinta de duas amigas minhas, onde se produz um fantástico Alvarinho (POEMA) que toca na mente e no coração. Com Zero 7 (Distractions and In a Waiting Line)

Beijos e abraços

7 comentários:

Anónimo disse...

Que PAAAAAAAAAAAAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!!
Vejo-te como o "empresario de Deus" (do Grande Artista...) ao divulgares deste modo a Sua Obra (a Natureza)... So' por isso sei que ele te reserva um lugar no Ceu...

Um Abracinho do Tamanho do Mundo


Isabel

Anónimo disse...

Engraçado como não sendo tu do "nosso" mundo, tão bem compreendes a importância da matemática (bem mais do que muitos "insiders")... É a capacidade de misturar a água e o azeite ou a mulher a dias e o guarda nocturno q te torna único... Um enorme abraço, sabendo que amanha lá continuaremos com essa mistura que tanto prazer nos dá.
M

Anónimo disse...

E aqui nos encontramos "M"..., que boa surpresa!
E' ...a Matematica esta' subjacente a tudo, e' "a chave" (ou "uma delas"...). Se calhar por isso a escolheste, "por intuicao" para a estudar em detalhe, "Menino de Ouro"??
Beijinhos

Xabeli

Anónimo disse...

Muito bom! A paz, a matemática, a música, a natureza...
O tempo...fala-me avó !
E falei de imagens retidas na memória
como se o passado fosse hoje...

...do FIDALGUINHO , varredor da rua,
da Aurorinha ,a vendedora de carvão,


do Catitinha ,o amigo das crianças ,
do polícia de quem fugia a sete -pés,

do rádio" os sinos da velha Goa e as bombardas de Diu ..."

das férias ,na casa dos avós, com os primos....aquela correria pelo prado até ao caminho que levava ao alto da colina ,
...e à noitinha ,a voz quente ,serena e firme da avó "Deus te abençoe"

E mais ?

do primeiro livro "A subida ao Anapurna"

da paixão ,do amor ,do encanto... e desencanto...
Beatles ,Vietname ,Pop Art,Aretha Franklin ,imobilismo político ,Che, fome no Biafra, evolução nas artes plásticas, A Guerra das Estrelas,os acordos de camp david, Jorge Amado, BIG BANG, Israel a potência, Nasser,

as PRIMAVERAS...as FLORES

...e deixo-me levar...
nos passos, na música,na paz que dás!... e se repercute longe...longe

Nica

Nuno Cruz disse...

Eu diria, enbasbacado perante uma torrente de vida tão harmoniosamente expressa:
Tu és alma neste blog, minha nica

Anónimo disse...

É xabeli, se a matemática é uma das chaves, no contexto deste filme a outra resposta residirá com certeza ( o post da Nica, para mim, aponta de forma inequivoca nesse sentido) na alma ou, equivalentemente, na limpidez do olhar... Aquilo que tu continuas a ter de uma forma tão exacerbada que me faz lembrar o olhar das minhas filhas! Não o percas, pois faz de ti uma pessoa "fabulosamente" única! Bj Gd,
M

Anónimo disse...

Que Paz/Sintonia, juntar-vos aos 3 aqui...

E'assim Nica, nos nao conhecemos o Fidalguinho, nem a Aurorinha do carvao, mas conhecemos o äfiador das facas (que tambem arranjava os guarda-chuvas) e que tinha um "apito especial" que o anunciava á distancia...e tambem havia o Sr Guedes onde jogavamos aos matrecos depois duma "geresiana" enquanto ele nos preparava umas deliciosas batatas fritas, com um bom bife e ovo a cavalo...e o queijo com marmelada como sobremesa (que o Nuno adorava) sentados nas mesas do cafe, com a Alma aconchegada pelo fim de semana la'no alto, nas cabanas dos pastores, e felizes por ver o nosso Pai que voltava descansado...
E ainda havia a "..."esqueci-me do nome, comecava por A(Arminda?), os meus irmaos lembrar-se-ao concerteza!, do cafe ao lado, que se enganava sempre na quantidade do pao que encomendavamos na Canicada...e as horas interminaveis que impacientemente esperavamos para entrarmos nas aguas frescas da piscina ("fazer a digestao"mandava a Mae a Tia!)...
E as ferias na casa da Avo'com os primos... essas eram iguais ás tuas... e á noitinha a voz da Avo'era a mesma tambem..!
E sabes M, a segunda chave, O olhar sereno das tuas filhas (que tu tambem tens porque o consegues ver em mim, e isso diz mais de ti do que de mim!), conserva-o quem teve o previlegio de viver esta Infancia e conservar as suas Memorias.
E isso Nuno, tens toda a Razao, temos a responsabilidade de dar/transmitir a nossa Descendencia...
Xi-Coracao, Isabel
PS E Nica, "o encanto e o desencanto" fazem parte desta Viagem que e'a Vida...o Woody Allen tem uma frase muito bonita num dos seus filmes interpretados por um dos meus actores actuais preferidos, em que diz "O amor romantico e'o amor nao consumado"...e o amor romantico tambem e'muito importante, a Amizade, o Amor em sentido Lato...