Visualizations since May 2010

domingo, 22 de janeiro de 2012

4 Questions

I had a dream, one of these days. One of those dreams that arise from your deepest unconscious level. Overpowering

I was at Heaven´s door. Through a light smog i had a glance of so many familiar faces inviting me to get in...

I moved on. Four keys, four questions to answer, to open an access in through the cloud.

1 - A sustainable life in the Planet depends over all on the respect for the Nature. What should be the individual contribution to ensure that needed global respect?

2 - Is it possible to achieve a true freedom if there isn´t any love and compassion for all those that surround us, including those that only will come tomorrow?

3 - Is it possible the development of man kind, if knowledge is used as particular profit instead of a contribution for the general well-fare?

4 - What society is more sustainable (even in the economic sense) ? The one that relies in profit or the one that relies on giving?

I scracht my head, not knowing what answer and heaven just disappear.
A few hours later i was on my way to Sil Monasteries (North of Spain) looking for some answers. With AIR on my pocket, Heaven´s Light e Love (from the album Love 2) and Playground Love (The Virgin suicides)

Think it over with me



Tive um sonho um dia destes. Um daqueles sonhos que sinto como uma emanação do meu inconsciente. Libertadores.

Estava às portas do paraiso. Através de uma névoa descortinei de forma fugaz alguns rostos conhecidos encorajando-me a entrar. . . Acedi.
4 chaves com 4 perguntas que teria de responder para abrir a nesga na névoa que me permitia a passagem.

1 - A possibilidade de manter a vida no planeta depende acima de tudo, do respeito pela natureza. Qual é, então, o contributo que cada individuo tem de dar para que globalmente esse respeito seja assegurado?

2 - Será possível aspirar a uma verdadeira liberdade se não houver amor e compaixão por todos os que nos rodeiam, sobretudo por aqueles que ainda hão-de vir?

3 - Será possível evoluir como espécie, se o conhecimento for destinado ao proveito de grupos individuais ao invés de ser aberto e contributivo para o bem geral?

4 - Qual a sociedade mais sustentável (mesmo no sentido puramente económico)? A que assenta no lucro ou a que assenta na dádiva?

Cocei a cabeça, não sabendo exatamente o que responder e por isso acordei.

Umas horas mais tarde estava a caminho dos Mosteiros do SIL (Norte de Espanha) em busca das respostas áquelas decisivas perguntas. Com Heaven´s Light e Love (do album Love 2) e Playground Love (The Virgin suicides) dos AIR.

Ajudem-me a pensar nisso.

7 comentários:

Anónimo disse...

Como alguem diria: "Se alguma vez encontrares uma imperfeicao no Universo, o defeito reside no teu olhar... tu uma gota de agua no meio do mar".
O teu ultimo filme demonstra-o tao bem, como tao bem demonstra o modo sereno e belo com que olhas o Universo, e o transmites aos outros...
Quanto ao teu sonho... e aos dias que vivemos... Acredito que a procura dos mosteiros e da vida monastica, apos grande crise, provavelmente ira'aumentar... Consegues conceber algo melhor do que um periodo num desses mosteiros, encerrado no meio da Natureza virgem, rodeado de livros que tanto te poderiam ensinar, de tempo, para os ler, e para observar a Natureza... um tempo de reflexao... um tempo de paragem...
E, voltando, investir no "dar mais do que receber", investir na qualidade (esquecendo a quantidade), no Sonho, no Tempo necessario para realizar "os sonhos" do modo em que podem ser realizados nos nossos dias...
Eu, por mim, marco ja'a viagem, sabendo que estarei investindo num futuro melhor...?
Apenas mais um sonho, que vale a pena sonhar?
Abracinho do tamanho do Mundo

Xabeli

Nuno Cruz disse...

Acredito sinceramente que está na perseverança de cada um de nós e no acreditar que é possivel, a capacidade para mudar um mundo em decadência tão evidente. Primeiro individualmente depois com o vizinho do lado e por aí fora.

We´ll never walk alone

Beijo

Anónimo disse...

Estou no cais!
No cais do meu país (do mundo?), pobre de tempo, subjugada por uma nova ordem no mundo que põe em causa a coexistência pacífica, pela mais valia dos "tubarões" da riqueza...

Somos mais aquilo que pensamos e tão pouco "espaço "resta para meditar... entender a atitude... navegar calma...o silêncio...o equilíbrio (esteio de sossego)...

Sensações me afogam neste olhar do pensamento...
E dou comigo a escutar:
Amor ,amizade ,liberdade ,
pensamento ,partilha ,aprendizagem ,Cultura...

Escuta as preces sufocadas
faces enrugadas de amargura...
presta te a acudir
com um gesto ,por mais singelo...
uma partillha...compaixão...

E descubro outro mundo, de doces e quentes campos,
por onde vais deixando pedaços da tua Alma.

BEM HAJAS!


Nica

Anónimo disse...

"E dou comigo a escutar:
Amor ,amizade ,liberdade ,
pensamento ,partilha ,aprendizagem ,Cultura...

Escuta as preces sufocadas
(...)
presta a acudir
com um gesto ,por mais singelo...
uma partillha...compaixão...

E descubro outro mundo, de doces e quentes campos,
por onde vais deixando pedaços da tua Alma. "
Bem Hajas Nica! esse e'o sentido do "site", o sentido "da vida"!!!Ve o teu mail...

Um abraco do tamanho do Mundo (nao estas so'...)

Isabel

Nuno Cruz disse...

E a música minhas lindas, conheciam. Eu acho aqueles moços mesmos fixes para ouvir e reflectir.

Adoro-vos às duas

Francisca Cruz disse...

Ainda sou demasiado nova neste mundo para poder ar uma boa resposta a estas 4 perguntas. Mas posso tentar!
Na minha opinião, infelizmente acho que nem todos os cidadãos algum dia darão qualquer contributo para o respeito da natureza, mas penso que cada um, tem de influenciar os seus descendentes ou se não houver descendentes, influenciar outras pessoas para que respeitem a natureza tal como ela é. Porque a natureza é como um ser humano, tem coisas que umas pessoas gostam e outras não, mas não é por isso que devemos mal tratá-la. O amor e a compaixão são essências na vida, se não houver essas duas essências, talvez haverá liberdade a mais! (espero estar a fazer-me entender) Liberdade... mas não da verdadeira.
Suponho também que, a espécie nunca irá evoluir se grande parte de nós puser de parte as pessoas que não são parecidas connosco, se forem cruéis, para com as outras!
Por fim, sem qualquer tipo de dúvida, a sociedade mais sustentável é de todo, a que assenta na dádiva. Não é a que oferece presentes que custam muito dinheiro, mas sim a que oferece todo o seu amor, apoio, carinho amizade, isto tudo junto e a que nos oferece uma amizade e um amor eterno!
When you return to heaven, try these answers!

Nuno Cruz disse...

Fantastico o teu discernimento, meu kikoletos