Visualizations since May 2010

domingo, 10 de julho de 2011

Sacramento - A Portuguese Drop

Before returning to our country, facing again the though life waiting for us, we decided to follow the track of our ancesters, landing smoothly in Portugal through the old Colony of Sacramento.

For those who don´t know (i didn´t know too, until i red the lonely planet in the plane to Buenos Aires). the Colony of Sacramento was born through the decision of the Governor of Rio de Janeiro, Manuel Lobos, to send people and soldiers in order to jeapardize the business of spanish crown. Contraband and Piracy. After that the colony kept changing hands from crown to crown due to threaties and wars, until finally end as a district of Uruguay.

I stepped on land, after crossing Rio de la Plata (Sacramento is in front of Buenos Aires), and i felt imediatly the smell of a portuguese soul. I imagined the big parties celebrating great commitments, or the moments marked by tragedy, that certainly happened around. And i imagined the women and the love stories that painted a coloured life in the place. So picked up a bit of the heartl of my friend Nica and took Rodrigo Leão & Ana Carolina (A Corda, A Rosa, Vida Tão Estranha), to recreate a portuguese soul. They are great doing that.

See ya in the next trip

Antes de regressar a Portugal, para enfrentar de novo a dura realidade do dia-a-dia, resolvemos seguir os passos dos nossos antepassados e entrar devagarinho em Portugal, pela porta da Colónia de Sacramento.

Para quem não sabe (eu também não sabia até ler no Lonely Planet na viagem para Buenos Aires), a colonia de Sacramento resultou de um envio de população e militares pelo então governador do Rio de Janeiro (sec. XVII), Manuel Lobos, para "atrapalhar" o negocio da coroa espanhola naquela zona. Contrabando com alguma pirataria à mistura. Daí para a frente seria alvo de conquistas e reconquistas, mudando frequentemente de mãos mas voltando sempre às nossas. Até ser incorporada definitivamente na República do Uruguay.

Depois de atravessar o rio de la Plata (Sacramento é mesmo defronte de Buenos Aires) pus o pé em terra sentindo no ar o nosso aroma lusitano. Imaginei aqueles distantes bravos colonos, espalhados por ali, ora em grandes festanças, ora em missões corajosas que terminavam em tragédia. Imaginei as mulheres e as histórias de amor dramáticas que pintaram a vida por ali. Veio-me à memoria a minha Nica e o seu prazer pelo Rodrigo Leão e a Ana Carolina (A Corda, A Rosa, Vida tão estranha) e as histórias de sentido lusitano que eles conseguem transmitir. Perfeito para Sacramento

Inté, até à proxima viagem

7 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena que tenham chegado ao fim esses teus relatos da viagem à Patagónia.
"Não há bem que sempre dure..."
Vamos ficar sem esses teus belos relatos e filmes semanais...
Até à próxima viagem?
Um abraço.
Inácio

Nuno Cruz disse...

Já há um tempo que não vinha mensagem daí. Que bom.

Vamos lá começar a pensar noutra, mas só para depois das férias

Anónimo disse...

Costumo "espreitar-te" (a tua "ultima obra")ao acordar, no inicio do meu fim de semana (e'um "relaxar" ao acordar, muito muito necessitado...). Desta vez "espreito-te" á noite, de uma segunda-feira (esperando refazer as energias, para uma semana que ainda se avizinha!!!). Sem comentarios... apenas que, de facto, as refiz (obrigada!). E'tao bonito ver que e'possivel "construir uma cidade em harmonia com a Natureza". Sacramento tem cor,tem historia ( e provavelmente tambem dor?...mas tambem muito Amor..?), tem Arte, transparece Paz... A musica que lhe "emprestaste" (tenho todos os Cds do Rodrigo Leao...?) nao poderia ser mais bem escolhida, e apropriada para o (meu) Momento (tao em sintonia com o Teu?).

Um Abraco cheio de Ternura

Isabel

Anónimo disse...

Nuno

Sacramento, Ouro Preto....nichos lusos de "Algures em Portugal"
Lindas as cores com que se veste a cidade...
o verde, o amarelo, o azul turquesa, o lilás,o laranja..
Lindas as janelas engalanadas de flores...
Quente a pedraria da calçada, "fervilhando" de folguedo e murmúrios...
A harmonia, no equilíbrio diáfano e transparente, entre as luzes e as sombras...
Os recantos entrelaçados de romance...
Essa muralha vigilante e atenta, fiel guardiã de um passado...
Marcas profundas, heranças...
que perdura e sustenta no resgate de memórias... testemunhos silentes da Alma lusa

Aqui estou de corpo e alma para dizer que foram momentos únicos
de magia,de emoção,de cor, de ternura,de silêncios,de música, de saudade,de alegria que deixaste em mim.
Deixo-te pétalas de sorrisos e o aroma cálido em cada madrugada!
Nica(ouvindo Vangelis)

Muito, muito obrigada!

Nuno Cruz disse...

Forma, foram Nica.
E foram também noites despertas a pensar no sentido daquilo,
puxando as memórias à flor da pele
E o teu sorriso presente em cada detalhe acabado
E a vontade de fazer "the next"
para sentir o compartilho.
No fim, tenho a certeza de ter passado as emoções que lá vivi, no meio dos regatos e dos riachos,
ou dos lagos glaciares deitados preguiçosos por baixo dos vulcões. E as cores, e os aromas, e o sentido da vida daquelas gentes de lá.

Era mesmo isso que eu queria. Obrigado por estares presente, por servires de espelho ao meu sentimento.

Um beijo grande

Vitor Az disse...

Ola Nuno, estou aqui porque me lembrei de ti eu vi o vídeo e gostei muito mas por acaso tu tens jeito espero que os teus próximos filmes sejam ainda melhores.

Da Laura Cruz de 8 anos.

Nuno Cruz disse...

Olá meu lauritos de 8 anos. Que bom que gostes dos meus filmes. Estou a prepara uns novos e vou pensar em ti quando os fizer. Um beijo docinho