Visualizations since May 2010

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nomad Minds

At the end of the semester i was happy, very happy with all the work we had been able to produce together.

At the beginning i had been afraid of failing my misson of teaching, that i was being too naif and could fall in a ridiculous situation. But then everything turned out alright and i had learnt a lot of new things about that mission of teaching, about creation, team work, being responsible while laughing and above all that a success is impossible without the risk of falling. Altogether we had learnt to take risks and to see the error as a valuable thing, after all something that has everything to do with engineering.

Meanwhile i had given to them the task of characterizing with their emotions the different type of wastes: Municipal, Industrial and dangerous wastes. An example of what they have done is in the movie of today (Municipal Solid Waste), which gave me a fundamental tool that i have never drop, from that momento on.

Kisses and hugs

PS - Next week there will be no posts, since i intend to be lost somewhere in our world. I´ll be back in the beggining of February with this history, this time after my move from Coimbra to Aveiro University. See you then. Hope you miss me, cause i´ll miss you.

No final do semestre estava contente, e eles também. Tinha sido uma coisa boa aquilo que fizera-mos juntos.

Inicialmente tivera de vencer o receio que tudo aquilo pudesse falhar,e que eu não conseguisse cumprir o meu papel de formar, que tudo aquilo acabasse num fiasco, logo à entrada. Mas tudo acabou num trabalho rico que incluiu um manual electrónico de aterros sanitários (que ainda hoje uso quando necessito de entrar no assunto) com abertura para updates constantes daí para a frente, em função da experiência de cada um, feito em sã camaradagem e com boa disposição. Aprendi muito na convivência com eles, sobretudo que ninguém entra directamente no sucesso sem correr o risco do insucesso. Enfim, aprendi e ensinei-lhes a arriscar, a valorizar o erro, como forma de evoluir. Afinal não será este o contexto mais profundo da engenharia?

A meio do semestre, quando abordávamos a questão dos tipos diferentes de residuos, lancei um trabalho de grupo, para acrescentar ao manual, que consistia num filme animado por música adequada versando os temas: Residuos sólidos urbanos, residuos industriais e residuos perigosos. O resultado encantou-me e lançou outra ferramenta que nunca mais deixei de explorar. Seleccionei o de residuos sólidos urbanos como exemplo desse trabalho, para deixar por aqui.

Beijos e abraços

PS. Na próxima semana faz-se um intervalo nesta saga, que eu vou andar perdido por esse mundo. Volto depois, com a continuação desta história (agora já após a minha mudança para a universidade de Aveiro). Espero que sintam saudades minhas como eu vou certamente sentir vossas. Inté

8 comentários:

Anónimo disse...

Antecipo a adrenalina (positiva!) desta noite: amanha, de viagem, num paraiso perdido! 15 pares de meias,..., um par de t-shirts, o suficiente para ocorpo sobreviver , o libertar da Alma... Lembra-te de mim nessa Viagen Fantastica... Tenho a certeza de que faras dela um "diaporama lindissimo"!!! Quanto ao tema de hoje... incrivel como do "lixo" consegues fazer uma coisa linda...! Bem hajas!

Um abraco do tamanho do mundo!

Isabel

Nuno Cruz disse...

Thanks. Is gonna be great as usual. E do lixo quem fez uma coisa linda foram os meus miguinhos alunos. Eu só os fiz acreditar nisso

Beijo grande

Anónimo disse...

Apenas para qurer dizer que não somos perfeitos e e'nessa certeza dessa imperfeição e não no esquecimento da mesma que poderemos mudar sempre para melhor
E' nessa HUMILDADE QUE TUDO SE TRANSFORMA em BELO!
E quem lê fica com essa dadiva tão bela pela verdade que ela contem.
Tudo de bom!
NICA

Nuno Cruz disse...

Beijos bons para ti minha nica (estou a caminho da argentina)

francisca disse...

Sim Pai, estou cheia de saudades! És um ídolo! É por tua causa que estou agora indecisa no curos para que quero ir, foi contigo que aprendi o quanto é bom fotografar, sentir a natureza, observar as paisagens, saborear a vida... És como um professor de uma disciplina que não existe e que se soubessem o quanto é bom quereriam logo aprender.
Digo com todas as minhas certezas que não me imaginaria com outro Pai sem seres tu, fizes-te um bom trabalho ao criar os teus filhos!
Adoramos-te e estamos cheios de saudades tuas. Boa viagem!

francisca disse...

cursos*

Nuno Cruz disse...

Um beijo muito docinho para a minha filhoca pelo orgulho que me dá e me faz acreditar que sigo um caminho bom. Beijoca para ti, para o migo, para o lcos e para os avós

KIKOS! disse...

adoro-vos muito! e estou a morrer de saudades!