Visualizations since May 2010

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Nomad Minds

One of the best things in a man education is the cross roads with the teachers that really made us think on our own. I always try to be coherent with my thoughts and so, all the good and bad things i taught about my teachers had to be considered when i became a teacher, myself. How could i ever forget my previous taughts?

Since 2003, when i became regent of my own disciplines in University (Coimbra and Aveiro), i´ve been trying to develop a path with my students, learning how to embrace them, erasing the frontier teacher/student, overcoming the Sindrom of Acelerated Thinking (SPA, in Portuguese) and over all teaching while learning and learning while teaching.

Together we have done so many fantastic things, such as 2 conference papers written together and one Festival on Technical Movies (one week and more than 20 presented works ). This is a story that deserves to be told, which will be done in the following weeks under the title "Nomad Minds", since it represents perfectly what have been happening wit us: open minds, moving freely of dogmas and/or conventions. I hope you enjoy it.

Kisses and hugs

Nomad Minds - Living and Learning from nunocruz on Vimeo.

Uma das coisas mais importantes na adolescência são, sem dúvida, os professores que nos marcaram o percurso. Disso não temos a mínima dúvida. Na minha vida sempre procurei a coerência, de modo que todas as criticas que teci e os elogios que prestei aos professores que cruzaram a minha educação se tornaram numa cartilha para mim, quando me tornei eu próprio um docente (convidado). Como poderia de repente, esquecer tudo o que pensei e passar a fazer tudo ao contrário, só porque era mais fácil e mais cómodo e me libertava da responsabilidade de experimentar outras formas. Felizmente que não cedi a essa tentação, fazendo um caminho desajeitado, no inicio, depois um pouco mais equilibrado e hoje em dia mais sustentado, do qual muito me orgulho.


Desde 2003, quando comecei a ser regente de cadeiras de Engenharia (Primeiro na Universidade de Coimbra, depois na de Aveiro) que comecei a construir um percurso com os alunos, aprendendo a conviver com eles, a diluir a fronteira professor/aluno, a ultrapassar o Sindroma do Pensamento Acelerado (SPA) em que todos vivemos hoje em dia, enfim a tornar útil os seus percursos e os seus saberes e sobretudo a ensinar enquanto aprendo e aprender enquanto ensino.

E juntos criamos a ARTCIÊNCIA, uma combinação ponderada da arte e da ciência no intuito de estimular a transmissão de conhecimentos, acompanhar o raciocínio e promover acriatividade tão rica numa população universitária e tão importante no domínio da Engenharia. Mais do que isso, o trabalho trespassou vários anos lectivos levando à publicação de dois artigos, um nacional (2008) e outro internacional (2009) escritos por todos (o filme abaixo é retirado do power point utilizado na apresentação do primeiro), bem como à produção de um fantástico Festival de Curtas Metragens Técnicas (Universidade de Aveiro, 2007) que durou uma semana e permitiu a exibição de mais de 20 trabalhos. Toda esta história merece ser contada, pelo riqueza que trouxe à vida de todos nós. Nas próximas semanas apresentarei alguns dados desse percurso até aos dias de hoje, sempre acompanhado de pequenos filmes feitos por mim e por eles. A esta aventura chamarei de "Nomad Minds", por ser isso que nos uniu a todos: uma mente livre e vagueante, pouco presa a dogmas ou convenções. Espero que gostem.

Beijos e Abraços


11 comentários:

Anónimo disse...

Escrevi "Quando o professor ensina aprendendo,transmite emoções e sentimentos, sabe e deixa sonhar... e' ser assim, dessa essência nunca exausta de dar e receber..."
Os meus parabens!
Nica

Anónimo disse...

Maninho,

As nossas almas nomadas que se manifestam gemeas no modo como sentimos a Vida em geral, tambem se manifestam gemeas no modo como vemos a nossa profissao (e tao diferentes sao a minha e a tua!) e a importancia/valor a que damos á Equipe com quem trabalhamos. O teu ultimo "trabalho no blog" demonstra-o tao bem! Talvez, porque nenhum de nos veja o trabalho como "a seca do dever", mas porque em tudo em que nos empenhamos o fazemos com empenho e paixao (porque e'essa a unica maneira que sabemos/podemos????).

Um Abraco (ja'cheio de Saudade...)

Isabel

Nuno Cruz disse...

Não deixa de ser engraçado que as duas primeiras pessoas a "comunicar" neste blog nomada sejam as duas pessoas que mais tem andado por aqui e que me atrevo a chamar de Fãs: A Isabelica e a minha Nica. Uma coincidência que acrescenta um condimento saboroso. Obrigado pela vossa companhia, que me sabe tão bem. Beijos às duas.

Anónimo disse...

Acredito que "coincidencias nao existem". O que acontece e'que por vezes nao vemos "a ordem" que "rege"os acontecimentos, enquanto noutras, tecemos uma teia que nao existe, e que so'reflecte a nossa imperfeicao (sermos "humanos"). Mas, "coincidencias" NAO EXISTEM!Na minha pobre optica, claro...
Um Abraco do Tamanho do Mundo e eum beijinho com a cor do Ceu!


Isabel

Francisca disse...

Ai pai, p nao variar, adorei o filme! Tenho imensa pena que tenhas razao, a vida em geral esta a ficar com mais trabalho, mais tristeza, mais impostos e quando chegar a minha altura de trabalhar, nem quero imaginar como vai ser... nao sei se os tempos vao ficar como dantes, se se vao manter ou se vao piorar!
Mas uma coisa que quero fazer na minha vida, é vive-la como tu a vives, uma vida cheia de alegria, um autentico paraiso!
Espero ser como tu, pai, espero mesmo!
Beijo, adoro-te!

Nuno Cruz disse...

Isto está bom. Outra Fã fantástica que eu tenho, o meu kikoletos. Vais ser muito mais do que eu sou, vais fazer muito mais coisas do que eu. Basta que olhes para o que gostas em mim e faças melhor, o que eu tenho a certeza que vai acontecer. O modo como corre a vida só depende de nós, do modo como a vivemos passo a passo.

Um beijo

Anónimo disse...

Então se calhar é a minha vez de dizer algo. Sou uma fã, aliás uma grande fã conquistada do outro da sala de aula. Sou uma das primeiras alunas do "Prof. Nuno Cruz" na Universidade de Aveiro. Sou agora uma amiga novinha, acho eu, e trago comigo dos melhores ensinamentos que alguém nos pode dar. Sejam livres, e desafiem os vossos limites para que seja possível fazerem um óptimo trabalho.
Falar de ArtCiência, de Curtas metragens de trabalhos universitários, é pouco. É ter uma disciplina em que fazemos teatros, criamos maquetes, aprendemos em mesas em U, exploramos as Normas.. e acima de tudo sentimos.
Deve sentir-se grato por ter a possibilidade de viver o "autêntico paraíso" de que a sua filhota fala. Sei que existe um grande esforço e motivação, mas é exactamente isso que transparece o "autêntico paraíso". Obrigada por ter sido um dos meus PROFESSORES.
Catarina

Nuno Cruz disse...

Benvinda minha catarinica. Eu também sou um fã teu/vosso. Porque vocês validaram com uma facilidade impressionante tudo o que eu tinha idealizado. Ultrapassaram todas as expectativas. Uma turma de gente fantástica, essa vossa.

Um beijo enorme

Cárin Mateus disse...

Cativar os jovens de hoje em dia não é tarefa fácil. No entanto, quando se está disponível para tentar, independente do desfecho, o resultado é este que está explicito neste filme e nos que aí virão.
No caso em concreto (deixando o meu testemunho) o Nuno com a sua vivacidade e com o seu dinamismo consegue cativar e promover a vontade de fazer algo…algo diferente. Consegue despertar o lado criativo dos alunos.
Obrigada Nuno, por tudo…
por não deixares de acreditar nas tuas ideias, nas tuas convicções, e não seres derrotado pela primeiro resultado menos bom, nem pelo segundo ou mesmo o terceiro. Pois consegues dar a volta à situação com as emoções que despertas e com aquelas que consegues agarrar, e nas quais arranjas forças para continuar.

um beijo grande desta tua aprendiz

Nuno Cruz disse...

É. Mas a verdade é que vai surgindo sempre gente à volta queestá sempre pronta a dar uma força, a ajudar a empurrar uma carroça e a determinada altura a empurrá-la com a generosidade de quem acredita que o caminho se faz para a frente. Há sempre gente no nosso caminho, basta estar atento ao que os outros tem para dizer. Thanks for believing in me, minha piquinita

Francisca disse...

Melhor que tu, pai? Isso é possível?! Basta-me a mim chegar onde tu chegas-te! Quero o melhor p ti, meu lindo!
Love you, dady!